quarta-feira, 28 de outubro de 2020

LEMBRANDO AMIZADES


 



4ª PARTE





30 Abri. 1985
É o 3º Rali da Malta e o 1º patrocinado pela Académica da Travagem. Só o Manuel e o Gil organizam com a ajuda do Edgar e o Alfredo. Neste ano um amigo recente sai vencedor, o Arménio que faz equipa com o Zé Ferreira irmão do Arnaldo. O copo de água é na Sede.
 
13 Dez.1985
É fundada uma caixa de 30 amigos a que se dá o nome de “A Cambada” (depois de uma votação para a escolha do nome) que ficou assim registada:
1º - 28  Vot.  : A Cambada – Manuel
2º - 12      “ : O Clã – Tony
3º - 08      “ : Os Amigos dos copos – Jaime
4º - 07      “ : Os Girininhas – Edgar
5º - 05      “ : Os Unidos – Alfredo
5º - 05      “ : Os Tira a Rolha – Lourenço
6º - 03      “ : Os Ritmos – Ascensão
6º - 03      “ : Os Chatos – Pereira
7º - 02      “ : Valentes só de Língua– Gonçalves
7º - 02      “ : A Chungaria – Tony (Candeeiros)
8º - 01      “ : Os Camarisqueiros - Gil 
8º - 01      “ : Os Chanquinhas – Carlos    
8º - 01      “ : Os Viventes – Chico
8º - 01      “ : Os Xinxas – Arnaldo
8º - 01      “ : Os Xiôlos – Sousa     
9º - 00      “ : Os Quikoquinhas – Fernando Durão 
 
Foram elaborados uns estatutos, onde foi acordado que a cota semanal seria de 100$00, com uma jóia de 1.000$00. Havia um levantamento obrigatório de 10.000$00 e a multa da falta de cota era de 10$00. Havia ainda um sorteio semanal, onde para isso se pagavam 50$00, por três números previamente sorteados de 00 a 99. Os levantamentos era pagos em 20 semanas e os juros de 10% eram descontados à cabeça. Havia também uma multa pela falta de pagamento que eram 1% do levantamento feito.
A Caixa era realizada, todas as sextas-feiras na garagem do Jaime, entre as 22 e as 23 horas.
Os 30 Sócios fundadores da Cambada eram:
01 — Alfredo Carvalho
02 — Manuel Gonçalves
03 — Branca Rosa (mãe do Fernando)
04 — Francisco Rosas
05 — António Pereira 
06 — Nídia D’Almeida (esposa do Edgar)
07 — Maria Teresa (esposa do Ascensão)
08 — Fernando Durão
09 — Fernanda Pereira (esposa do Jaime)
10 — António Sousa
11 — Amélia França (esposa do Arnaldo)
12 — António Ferreira (Tony)
13 — Olga Carvalho (esposa do Manuel)
14 — Lourenço Carvalho
15 — Sílvio Gonçalves
16 — José Carlos
17 — Maria do Céu (esposa do Gil)
18 — Manuel Ascensão
19 — Jaime Pereira
20 — Maria Celeste (esposa do Fernando)
21 — Ermelinda Sousa (esposa do Sousa)
22 — Gil Bragada
23 — Maria da Conceição (esposa do Carlos)
24 — Fátima Ferreira (esposa do Tony)
25 — Edgar D’Almeida
26 — Margarida Carvalho (esposa do Alfredo)
27 — Arnaldo França
28 — António dos Santos (Tony dos candeeiros)
29 — Manuel Carvalho
30 — Carolina Gonçalves (esposa do Gonçalves)
 
O Manuel Gonçalves ofertou um cinzeiro em metal gravado para perpetuar o grupo da “A Cambada”
 
31-Mai.1986
Nova edição do Rali sai à rua, desta vez é o 4º da Malta e o 2º patrocinado pela Académica da Travagem. A organização este ano pertence ao Manuel, Jaime, Edgar e Alfredo. Mais uma vez o Mota sai vencedor e concorrem neste ano grandes equipas vindas do Alto da Maia. As classificações pela primeira vez, são dadas através de computador Spectron directamente na TV, trabalho informático de um amigo, genro do Sr. Moreira (meu patrão). A festa torna a ser na sede e foi um êxito estrondoso.
 
08-Ago.1986
A malta aficionada do fado, está presente no 1º aniversário do Kilumba e nasce a celebre mesa da má-língua.
 
 
28-Set.1986
Entretanto, o Grupo do Café Record, tem 12.682$00 para gastar e vai neste dia ao “Moreira “ a Penafiel. O almoço é sensacional, seguido de uma tarde de fado. Presentes além dos 14 que fazem parte deste grupo, o Lourenço, Artur e o Chico Lisboa e ainda os guitarristas Anselmo e o Zé de S. Pedro da Cova. O Raul, como convidado também vai o Tó-Zé mas... falta e manda uma carta de desculpas. É neste ano que a orgia do lago começa e alguns vão à água. O Sousa perde a hegemonia dos prémios, o Edgar ganha neste ano o “Totolorpa” por ter pago mais. Tiram-se fotos mas é pena este evento não ter sido filmado...
 
 
06 Dez.1986
Termina o 1º ano da caixa da Cambada. Logo nesse ano atinge um movimento de 1.087.276$00, com levantamentos na ordem dos 667.250$00, dando de lucro a cada sócio a importância de 12.532$00.
 
 
14-Dez.1986
Começa o 2º ano da caixa com algumas alterações, a jóia sobe para 2.000$00 e saem de sócios. Alfredo e a Margarida por mudança de residência. O Durão a Celeste e a D. Branca, juntamente com o Lourenço o Tony e a Fátima, a Maria do Céu e mais uma vez, o inconstante Pereira abandona a caixa. Os dez lugares são substituídos por novos amigos, são o caso do Arménio e Fernanda, a Conceição Santos (esposa do Tony dos candeeiros), Leonel (filho do Edgar), a Marta e o Ricardo (filhos do Ascensão), a Maria Rosa e a Laurinda (filhos do Carlos) e ainda a Manuela (filha do Sousa), assim como o Franklim que entra pela primeira vez no grupo.
 
 
02-Mai.1987
É organizado o 5º Rali da Malta, apenas feito com a prata da casa. O Manuel e o Gil, depois de desentendimento com o Jaime, resolvem tomar a elaboração deste Rali a peito e fazem o melhor de sempre. Desde os prémios angariados e expostos na montra da “Bogatti” (ainda de vago na altura), até ao jantar no restaurante “Regional” com 83 pessoas presentes, desde os concorrentes, familiares e patrocinadores. O vencedor é mais uma vez o Mota e o Leonel (pela 3ª vez) com grande mérito. Houve prémios para todos e não faltou a famosa taça ”Ramadas e Ramadinhas”, oferecida pela firma fantasma: Carlos, Sousa e Ascensão. Outras firmas que colaboram foram: Toyota; Unicer; Moreira & Veríssimo; Bicafé; Construções Espaço; Móveis Trinitá; Zé Gaspar; Leonel Monteiro; Salpicarne; Bem Amado; Dallas; Babilónia; José Rocha; Casa Gigo; Café Odin; Morper; Café Record; Confecções Adam’s; Café Caravela; Kilumba; Sista; Bango; Altis; Confeitaria Senador e outras. Tudo isto, depois do falhanço do stand da Travagem, em querer patrocinar em exclusivo.
Eis a lista dos 17 concorrentes, a maior de sempre:
Carro nº 01 – Amílcar Azenha e Fernando Rocha
Carro nº 02 – Alcídio Pereira e António Moreira
Carro nº 03 – Manuel Barbosa e Alfredo Ramalho
Carro nº 04 – José Guilherme e José A. Freitas
Carro nº 05 – Manuel Figueiredo e Manuel Guedes
Carro nº 06 – Arménio Marques e Manuel Gonçalves
Carro nº 07 – Francisco Rosas e Paulo Rosas
Carro nº 08 – Leonel Monteiro e Tony Serrão
Carro nº 09 – Leonel Silva e António Mota
Carro nº 10 – Joaquim Lopes e Carlos Frias
Carro nº 11 – José Machado e José Almeida
Carro nº 12 – Manuel Ascensão e José Carlos
Carro nº 13 – Pedro Fernandes e Raul Pinto
Carro nº 14 – Américo Monteiro e Adão Ribeiro
Carro nº 15 – António Piteira e José Maia
Carro nº 16 – David Colhe e Alfredo Moreira
Carro n~17 – Jorge Moreira e Delfina Moreira
 
 
 
05-Jun.1987
O Gil e o Manuel fazem uma proposta à Cambada, para realização de um Rali Paper a terminar na Amarante, local provável do passeio para este ano. Não foi aceite porque entretanto resolve-se ir pela Agência Terra Nova, na posse do programa, escolhe-se um passeio à Torre de Nevões.
 
 
01-Ago.1987
No autocarro de turismo da Terra Nova, os lugares de 9 a 21 vão ocupados por: Manuel, Arménio, Sousa, Jaime, Ascensão, Gonçalves, Edgar, Carlos, Franklim. O Chico não pode estar presente. A Graça (guia da excursão) ficou a ser nossa amiga e os restantes excursionistas, dão ao grupo um voto de louvor e pedem para que fique escrito nos anais da agência, este convívio fantástico que promovemos entre todos os convivas. O Gonçalves pôs a malta a cantar acompanhado ao acordeão, bombo e ferrinhos, dum conjunto típico que actuava no restaurante para os turistas. Depois foi a tarde passada na discoteca em delírio. O final do dia não foi tão bom e em Matosinhos, depois de uma mariscada, alguns estão com pressa, gera-se um certo desentendimento, mas logo voltou ao normal. Toma-se café na praia, uns vão embora e outros terminam no Kilumba.
 
 
08-Ago.1987
É o 2º aniversário do Kilumba e mais uma vez estamos presentes. Mas tudo acaba passados dias.

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